Este blog foi criado com a finalidade de divulgar os eventos ocorridos no Laboratório de Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Correa Dantas.

segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANO PLURIANUAL DE TRABALHO PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Prof.ª ELZA MARIA CORREA DANTAS – 2012

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
PLANO PLURIANUAL DE TRABALHO PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Prof.ª ELZA MARIA CORREA DANTAS – 2012

Orientadores de Aprendizagens:
Valtey Martins de Souza
Nilene Ferreira Cardoso Souza

2. APRESENTAÇÃO
Este Plano de Trabalho foi elaborado pelos orientadores de aprendizagem Valtey Martins de Souza e Nilene Ferreira Cardoso Souza, regularmente lotados no laboratório de informática (turnos da tarde e noite) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Corrêa Dantas, na cidade de São Domingos do Araguaia, estado do Pará.
3. JUSTIFICATIVA
Não, necessariamente, por vivermos o modismo tecnológico, mas, pela necessidade de mais velocidade, de maior produtividade, de nos comunicar instantaneamente, cada vez mais, com todos os lugares é que se faz necessário se realizar a inclusão digital de alunos, professores, gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral.
Assim, o uso da tecnologia, na percepção de Macedo (2008), pode proporcionar acesso a qualquer parte do mundo, pois, nos permite tanto obter informações que nos auxiliem a adquirir uma melhor compreensão da atualidade, quanto de representar a nossa forma de ver o mundo e o nosso contexto.
Por isso, para a autora citada, não se trata apenas e tão somente, da adoção de um novo método ou uma nova técnica de ensino, mas da incorporação de novas estratégias e metodologias de investigação, de ação e de formação, que nos leve a questionar a nós mesmos, nossas práticas, nossa escola, o sistema educacional e a sociedade.
Sob essas condições, entendemos que o uso de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) será de muita valia nos afazeres pedagógicos dos docentes e, também, contribuirão no aprendizado de alunos, alunas e comunidade escolar em geral.
Desse modo, as mudanças provocadas pela incorporação das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ao processo ensino-aprendizagem já fazem parte da maioria dos discursos didáticos, o uso das novas tecnologias não é apenas mais um meio de apoio didático, mas sim uma nova prática pedagógica, aonde a postura vai além de mero transmissor do saber instituído.
Além do mais, o uso das TIC pode também contribuir para a diminuição nos índices de evasão escolar, que no caso da escola em questão, tem oscilado muito nos últimos anos. Segundo dados estatísticos da SEPOF (2008), a variação entre os percentuais de alunos evadidos ficou entre 18,50% e 38,20%, entre os anos de 1999 e 2005 (ver tabela 1).

ANO BIBLIOTECA LABORATÓRIO (%) APROVADOS (%) REPROVADOS (%) EVADIDOS
1999 01 - 81,50 0,00 18,50
2000 01 - 55,00 6,80 38,20
2001 01 - 74,60 1,70 23,70
2002 04 - 77,80 1,50 20,70
2003 02 - 77,30 0,50 22,20
2004 01 01 69,50 1,60 28,90
2005 01 - 73,40 2,60 24,00
2006 * * * * *
TABELA 1: Bibliotecas, laboratórios e taxas de rendimento no Ensino Médio em São Domingos do Araguaia (1999-2006).
FONTE: adaptado de SEPOF (2008).
* Dados indisponíveis.

Nesse caso, seria bom se verificar até que ponto o uso do laboratório de informática, pode contribuir para a diminuição dos índices de evasão ou reprovação escolar. Parece-me que a biblioteca da escola em destaque, não tem contribuído sozinha, para melhoria nos índices citados, por isso, o uso de novas tecnologias pode ser um dos recursos que podem vir a serem utilizados para a melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Desse modo, não podemos nos esquecer do papel do professor em todo esse processo, que é de fundamental importância. Sem ele, ou com a sua resistência à incorporação de novas tecnologias a seus afazeres pedagógicos, todo o processo pode ficar comprometido, pois parte dos docentes preferem utilizar como técnica de ensino, a aula expositiva, se esquecendo do que o professor José William Vesentini fala a respeito. Na percepção dele, para que os alunos e alunas se tornem sujeitos do saber, se faz necessária uma adoção de novos procedimentos didáticos que não devem se pautar apenas ou essencialmente na aula expositiva, mas sim no estudo do meio (as chamadas aulas de campo), dinâmicas de grupo e trabalhos dirigidos, debates, uso de computadores (e redes) e outros recursos tecnológicos, preocupações com atividades interdisciplinares e com temas transversais.
Além do mais, entendemos que precisamos incorporar a utilização das TIC urgentemente nos afazeres pedagógicos dos docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Correa Dantas. No nosso caso, utilizaremos várias tecnologias da informação e comunicação, dando mais ênfase ao uso de computadores e redes.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar a inclusão digital de professores, alunos, gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral, de forma que tal inclusão contribua decisivamente no processo ensino-aprendizagem.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular o professor a adotar o uso do computador como uma nova estratégia que contribua no processo ensino-aprendizagem;
- Orientar o alunado na adoção dessa nova tecnologia como prática educativa;
- Desenvolver projetos e oficinas que incluam alunos e a comunidade escolar que nunca utilizaram as TIC;
- Habituar os alunos que já apresentam alguma habilidade no uso do computador, em fazer uso contínuo desse recurso para melhorar seus aprendizados;
- Sugerir sites educacionais para pesquisas de professores e alunos, de forma que estes contribuam em suas caminhadas educacionais;
- Acompanhar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, que também se paute no uso dessa nova tecnologia como mais um instrumento a serviço da educação;
- Traçar estratégias de uso de recursos computacionais que envolvam gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;
- Dinamizar os processos de ensino-aprendizagem.
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A princípio, pretendemos nos reunir com os professores das mais diferentes áreas do conhecimento, para a partir daí, elencar os problemas de aprendizado que os mesmos encontram em seus afazeres pedagógicos. Assim, deveremos verificar, em um primeiro momento, a “bagagem” que os docentes trazem no seu bojo, para desse modo, tomá-la como ponto de partida na construção do conhecimento que utiliza, como uma de suas metodologias, as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), dentre elas, o uso de computadores ligados à rede de internet.
Nessa conjuntura, pretendemos, além de exercermos o papel de facilitadores do aprendizado, elaborar oficinas (principalmente para alunos e comunidade escolar) que mostrem como se usa os recursos computacionais e sugerir sites educacionais ou de pesquisas, que proporcionem um maior número de informações que podem ser úteis no processo ensino-aprendizagem. As oficinas serão para ensinar a criar blogs e slides, digitação, criação de endereços de e-mail, navegação na internet e uso dos recursos que os computadores oferecem.
Para tanto, o uso do laboratório será condicionado ao agendamento prévio por parte dos docentes, discentes e comunidade escolar em geral, pois assim, os professores e demais poderão ter a autonomia de escolher dias e horários que melhor se adéquem as suas necessidades. Nesse caso, cabe aos facilitadores serem auxiliares dos professores na condução de atividades desenvolvidas no e para o laboratório.
Nesse contexto, também pretendemos propiciar ao alunado, um ambiente de aprendizagem em que os mesmos, possam ter iniciativas, problemas a resolver, possibilidades para corrigir erros e criar soluções pessoais.
6. METAS E AVALIAÇÃO
O plano será desenvolvido de acordo com as necessidades dos professores, alunos e demais componentes da comunidade escolar e, semestralmente, será avaliada sua eficácia. Durante os bimestres do ano de 2012, o laboratório funcionará alternando o seu uso entre as turmas que estão em momento de aula, com os alunos de outros turnos que buscam informações com o intuito de fazerem trabalhos escolares ou não e a comunidade escolar em geral.
A partir do mês de fevereiro do corrente ano, será realizada uma pesquisa junto aos alunos e alunas, para verificar se há interesse, por parte deles, em criar blogs e endereços de e-mail. Se houver discentes interessados, a partir de março já serão realizadas oficinas que contemplem esses interesses.
Além disso, nesse período verificaremos se há interesse, por parte dos discentes e de pessoas componentes da comunidade escolar, como os pais dos alunos, por exemplo, em participar de um curso básico de aprendizagem que visa ensinar o manuseio dos recursos computacionais. Tais recursos podem ser elencados como: digitação, navegação na internet e o uso das mais diferentes mídias.
Planejamos também, inserir outras escolas da cidade entre os que poderão ter acesso as novas TIC, já quê elas já dispõem de recursos computacionais, dentre outras tecnologias. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Viana, por exemplo, pode fazer o papel de interlocutora na troca de experiências com a Escola Elza Dantas. Pretendemos realizar diálogos virtuais entre as turmas das duas escolas, principalmente no que tange ao debate sobre como o meio ambiente é visto. Assim, aspiramos fazer uso de redes sociais como facebook e MSN, projetados por Data-Show, para promover tais diálogos.
Semestralmente emitiremos um relatório que vise mostrar o andamento das atividades realizadas no laboratório de informática. Nesse relatório deverá ser mostrado o andamento das ações realizadas e as opiniões dos alunos, professores e demais envolvidos. Avaliaremos pela opinião dessas pessoas se o uso do laboratório está ou não sendo proveitoso para o processo ensino-aprendizagem. Ao final do ano letivo, durante a mesa redonda (período em que os docentes se reúnem para destacar pontos positivos e negativos do ano letivo), será avaliado o nível de aprendizagem após a inserção do laboratório de informática no roll dos recursos a serem usados pelos docentes e discentes.
7. PERÍODO DE EXECUÇÃO
Esse plano será executado durante todo o ano de 2012, sendo reavaliado semestralmente através de relatórios. No entanto, nada impede de que, no decorrer de cada semestre, sejam feitas modificações estruturais ou não, no todo ou em partes desse plano.
8. PÚBLICO-ALVO
Professores, alunos e alunas, gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral.
9. RECURSOS E MATERIAIS
a) COMPUTADORES:
04 FNDE/SEED/PROINFO-PREGÃO 038/2006 (funcionam normalmente);
06 MEC/SEED – PREGÃO: FNDE 83/2008 (funcionam normalmente);
06 SEDUC – 49739, 497403, 497804, 497398, 497410, 497405 (funcionam normalmente);
03 MEC/SEED – PREGÃO: FNDE 83/2008 (não funcionam);
02 FNDE/SEED/PROINFO-PREGÃO 038/2006 (não funcionam);
02 SEDUC – 497400, 497404 (não funcionam).

b) IMPRESSORA:
01 MEC/SEED – PREGÃO: FNDE 83/2008.

c) PROJETORES:
01 MEC-PROINFO-MEC/SEED-PREGÃO FNDE 42/2010;
01 Sem registro de tombamento (NP115G 0644433EF).

d) RETROPROJETOR:
01 SEDUC 443053.

e) TELEVISOR:
01 FUNTELPA 009533.

f) RECEPTOR:
01 FUNTELPA 009947.

g) CAIXA AMPLIFICADA:
01 FUNTELPA 009036;
01 Sem registro de tombamento.

h) ESTABILIZADORES:
09 MEC/SEED – PREGÃO: FNDE 83/2008;
05 SEDUC – 483321, 551649, 551643, 551648, 483317;
02 SEDUC – 551645, 483318 (não funcionam).

i) CADEIRAS:
18 SEDUC – 407.670, 407.688, 407.605, 407.401, 407.692, 407.677, 407.663, 407.679, 407.662, 407.686, 407.673, 407.698, 407.690, 407.666, 407.697, 407.675, 407.687, 418.198;
05 SEDUC - Com o registro de tombamento avariado;
22 cadeiras de plástico sem registro de tombamento;
12 cadeiras acolchoadas sem registro de tombamento.

j) ROTEADORES:
01 MEC/SEED – PREGÃO: FNDE 83/2008;
01 sem registro de tombamento – MODELO: PN-WR542G – SERIAL N.º: 10242005719.

l) BANCADAS DE MADEIRA:
04 com capacidade para cerca de seis computadores cada.

m) QUADRO MAGNÉTICO:
01 (cerca de 2 X 1,5 metros).

10. MUNICÍPIOS
A princípio, esse Plano de Trabalho visa atender ao público alvo citado acima, especialmente os residentes no município de São Domingos do Araguaia. Porém, nada impede de que pessoas de outros municípios possam ser atendidas normalmente, se assim precisarem.

11. ESCOLAS A SEREM CONTEMPLADAS
Pretendemos contemplar com esse Plano de Trabalho, notadamente, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Corrêa Dantas e, na medida do possível, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Viana.
12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ÍTENS FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. AGO. SET. OUT. NOV. DEZ. JAN?
Abertura para pesquisa X X X X X X X X X X X
Oficinas de criação de blogs X X X X X
Criação de e-mail X X X X X X X X X X X
Sugestão de sites X X X X X X X X X X X
Curso de Noções Básicas X X X X X X X X X X X
Oficinas de criação de slides X X X X X
Apresentação de trabalhos escolares X X X X X X X X X X X
Apresentação de vídeos X X X X X X X X X X X
Outros* X X X X X X X X X X X
* Qualquer outra atividade que não foi relatada aqui, como a conversa virtual entre turmas de alunos de diferentes escolas, por exemplo.

13. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

MACEDO, Tangreyse Ehalt. Subsídios Pedagógicos para o uso do Laboratório de Informática. Disponível em: . Acessado em: 18/09/2010.

PARÁ. Secretaria Executiva de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças - SEPOF. Estatística Municipal: São Domingos do Araguaia. 2008. Disponível em . Acessado em 25/02/2009.

VESENTINI, José William. O que é geografia crítica?. Disponível em . Acessado em 17/01/2009.

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