Este blog foi criado com a finalidade de divulgar os eventos ocorridos no Laboratório de Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Correa Dantas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

RELATÓRIO DO 2º SEMESTRE DE 2010 DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA PROFª ELZA MARIA CORRÊA DANTAS

Nilene Ferreira Cardoso Souza
Valtey Martins de Souza
Juscicléia Santos Cardoso


Partindo da abertura do laboratório de informática e da capacitação dos professores desta escola – Elza Dantas - podemos dizer que o processo ensino-aprendizagem tornou-se mais motivado, eficaz e prazeroso, tanto para os educadores como para os educandos que participaram deste ambiente virtual de aprendizagem durante o 2º semestre do ano de 2010.
Desse modo, vale mostrar o quanto o computador e a internet realmente têm contribuído para a ampliação das atividades desenvolvidas nesse espaço de estudo, e como tem despertado o interesse da comunidade escolar.

Foto de alunos utilizando o Laboratório


De acordo com Moran, a internet promove a troca de experiências, de dúvidas e ainda ajuda aperfeiçoar as formas de ensinar, transformando o processo de avaliação e de comunicação com os educandos e colegas de trabalho. Acrescenta ainda, que se a internet for bem aproveitada, será um suporte valioso para o professor, ampliando ainda mais os conhecimentos, despertando a curiosidade dos alunos diante dos assuntos sugeridos, como também, planejar aulas, pesquisar, procurar informações de determinados assuntos e encaminhar os alunos.
Nessa perspectiva, o laboratório de informática dispõe de 35 computadores, sendo que apenas 20 deles estão em funcionamento, e o mesmo recebeu uma grande quantidade de usuários em todos os horários de atendimento. Além disso, a internet ficou sem funcionar a partir do dia 26 de outubro e retornou no dia 17 de novembro, após orientações de técnicos da SEDUC - por telefone - a diretora da escola. Nesse período, os usuários acessaram somente domínio público, editoração de textos e outros.
Desse modo, relataremos aqui as pesquisas, as oficinas com Slides e os trabalhos desenvolvidos e apresentados em Data show por algumas turmas do ensino fundamental e médio no laboratório de informática da escola em foco. Embora nem todos os equipamentos deste ambiente virtual estejam funcionando, como também a lentidão na rede da internet, podemos dizer que tivemos resultados satisfatórios.
Assim sendo, nos três turnos - manhã, tarde e noite - muitos alunos usufruíram do uso dos computadores acessando: internet, várias pesquisas de estudos designadas pelos professores das demais disciplinas – Artes, História, Geografia, Matemática, Estatística, Inglês, Português, Literatura, Sociologia, Biologia -, e editoração de textos, domínio público, jogos, desenhos, Orkut, Slides, vídeos, músicas, Haga Quê, entre outros.
No turno da manhã, foram apresentados trabalhos em Slides na disciplina de Geografia com as turmas do 1º A, B, C, tendo como temas: Ciclos Industriais, Questão ambiental e local, e 2º B, com temas: A população mundial, a população no mundo globalizado, entre outros – conduzidos pela professora Nilene Ferreira – e Matemática com a turma do 2ºB – professora Rosângela – tendo como destaque: Dicas de economia doméstica. Lembramos que a grande maioria desses alunos fez as oficinas com Slides no laboratório no período da tarde – no contra turno.
No turno da tarde, foram realizadas oficinas com slides e projetos com as seguintes disciplinas: Literatura – Slides com o 3º ano C e D, professora Silva Vieira – Geografia – Slides, professora Nilene, conforme foi citado acima - Matemática financeira e Estatística – Slides e projetos com o 2ºC, 2ºD e 3ºD – professora Rosângela Silva – que também conduziu a apresentação dos trabalhos em Slides feitos pelos alunos abordando temas importantíssimos do cotidiano, como: Bulling, aborto, lazer, entre outros.
No turno da noite, além das pesquisas citadas acima, foi também realizado na disciplina de Português, Texto dissertativo - definição e exercícios - com as turmas do 2º ano F e G orientado pela professora Juscicléia Santos.
Portanto, concluímos este relatório na certeza de que, o acesso ao laboratório de informática, por educadores e educandos, proporcionou um imenso salto no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem por meio da internet. Pois além de motivadora, a mesma promove a busca de uma consciência crítica a respeito dos valores, das compreensões e visões de mundo. Contudo, lembramos que muito ainda temos para conquistarmos neste ambiente virtual de aprendizagem – como pesquisas e projetos -, pois estas produções foram apenas a abertura de mais uma maneira de INTERAGIRMOS com outras ferramentas de trabalhos essenciais no ensino da escola Elza Dantas, o computador e a internet.

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA - PA
DEZEMBRO DE 2010

BIBLIOGRAFIA

MORAN, José Manuel.Como utilizar a internet na educação. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm. Acessado em:15/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário